top of page

Retentor de Gotas

Em equipamentos industriais, como a torre de resfriamento, lavadores de gases, dentre outros sistemas que envolve movimentação de água / ar, é inevitável, que uma porção da água acabe sendo arrastada junto com o ar aspirado ou insuflado pelo ventilador (uma ventilação forçada), para atenuar este efeito, e consequentemente minimizar a perda de água por arraste, existe o Retentor de Gotas.

O retentor de gotas, também é conhecido como eliminador de gotas, telha anti-goteira, telha retentora de gotas, dentre outros nomes.

Seu funcionamento é mecânico: um perfil sinuoso por onde escoa o fluído úmido ( ar e gotículas de água arrastada ), promove restrição deste fluído dentro do retentor.
Com isto, as gotículas de água arrastadas chocam-se, tornando-se maiores.
Ao se tornarem maiores , sua massa (peso) também aumenta, até o ponto que a força ascendente (vertical para cima) do ar é menor do que a força peso, e esta gota acaba escoando de volta para o equipamento, chocando-se com outras gotículas e tornando-se ainda maior.
Eis aí o efeito de retenção das gotas de água, promovida pelo retentor de gotas.

A ilustração abaixo mostra seu funcionamento:

Funcionamento (1).png

      Gotas Retidas                                        Pequenas Gotículas

Embora seu funcionamento possa parecer simples, são exigidos diversos cálculos acerca do tamanho das gotas arrastadas, velocidade do ar, perda de carga, dentre outros fatores, para que se possa determinar o retentor de gotas adequado.

Sua eficiência é medida pelo índice de retenção de gotas em função da velocidade de passagem do fluído úmido pelo retentor de gotas.

Por isso, a AW GROUP oferece três modelos distintos de retentores de gotas: onda aberta (com duas distancias entre pinos), trapezoidal e colméia.

Para poder selecionar os retentores de gotas ideais a sua necessidade, consulte nosso departamento técnico.

retentores de gota AW Group

APLICAÇÃO


Os retentores de gota fornecidos pela AW GROUP são aplicados basicamente, em sistemas onde há circulação de ar e água em forma de gotículas, como por exemplo em torres de resfriamento de água, lavadores de gases e outros equipamentos. Também podem ser aplicados em cabines de pintura e utilizados como pré-filtro em sistemas de circulação de ar.
Deve-se tomar muito cuidado na escolha do modelo do retentor de gotas, levando-se em conta diversos fatores como equipamento a ser aplicado, velocidade e vazão de ar, pressão estática, arraste de material particulado sólido ou líquido, que podem acabar impregnando-se nas paredes do retentor de gotas dependendo do seu modelo.
É comum em manutenção de torres de resfriamento apenas substituir o retentor desgastado, por um novo do mesmo modelo. Entretanto, é preciso verificar se este modelo atende a contento a operação da torre: o gerente operacional da AW GROUP ressalta que as partes e peças de torres de resfriamento foram modernizando-se, e em função disto é comum a aquisição de um modelo de retentor de gotas incorreto.


A escolha incorreta do modelo de retentor de gotas ocasiona perda excessiva de água, alagamento ao redor da torre ( efeito de chuva ), dentre outros.


Também, se o modelo for mais restritivo que o necessário gera esforço excessivo da hélice axial e do motor elétrico, aumentando o consumo de energia elétrica, reduzindo a vida útil da hélice axial e diminuindo a eficiência térmica da torre de resfriamento.
Em lavadores de gases, é comum observar excesso de material contaminado na atmosfera, como também o efeito contrário: excesso de pressão dentro da coluna, causando vazamentos e desgaste excessivo do ventilador centrífugo.
Consulte nosso departamento técnico para maiores informações.

Solicite um Orçamento!

Design sem nome - 2022-08-25T191226.731.png

Retentor de Gotas Onda Aberta

Código: RG-OA-35

e RG-OA-25

Retentor de Gotas fabricado em PP preto;
Produto com laminas onduladas com altura de 150mm;
Pode ser montado na forma de blocos retangulares, quadrado (paralelogramos), redondos (cilíndricos), através de pinos que dispensa a utilização de adesivos;
Resistência térmica de 90 o.C;
Resistência à ataques de agentes químicos e biológicos;
Perda de carga está relacionado directamente com o tipo de montagem do bloco, que nesse caso pode ter a altura de 35 ou 25 mm.
Retenção de gotículas limitada à () 0,05% da vazão da água.
() distribuição por gravidade e velocidade do ar de 3,0m/s.

retentor-de-gotas-colmeia-rg-co-41-150 (1).png

Retentor de Gotas Colméia

Código: RG-CL

Retentor de Gotas fabricado em PVC preto;
Produto formado por folhas termo formada em canais retos ou cruzados;
Pode ser montado na forma de blocos retangulares, quadrado (paralelogramos), redondos (cilíndricos), através do sistema de colagem;
Resistência térmica de 60º C;
Resistência à ataques de agentes químicos e biológicos;
Perda de carga está relacionado diretamente com o tipo de montagem do bloco.
Possuí alta retenção das gotículas por causa de seu sistema XXX.
Esse tipo de retentor possuí a vantagem de não ser inflamável, proporcionando maior segurança.

retentor-de-gotas-trapezoidal-rg-35-150_01 (1)_edited.png

Retentor de Gotas Trapezoidal

Código: RG-TP

Retentor de Gotas fabricado em PP preto;
Produto com laminas onduladas com altura de 150mm;
Pode ser montado na forma de blocos retangulares, quadrado (paralelogramos), redondos (cilíndricos), através de pinos que dispensa a utilização de adesivos;
Resistência térmica de 90 o.C;
Resistência à ataques de agentes químicos e biológicos;
Perda de carga está relacionado directamente com o tipo de montagem do bloco.
Retenção de gotículas limitada à () 0,08% da vazão da água.
() distribuição por gravidade e velocidade do ar de 3,0m/s.

retentores de gotas
bottom of page